Metodologia
A pesquisa de perfil dos jornalistas brasileiros é uma enquete em rede (online survey), de participação espontânea, feita pela internet, planejada, em princípio para os meses de outubro e novembro de 2020. Basicamente, pretende-se repetir a experiência realizada no estudo de Mick e Lima (2013), detalhadamente descrito por Mick (2012). O questionário para traçar o perfil da categoria será concebido colaborativamente pela equipe de pesquisa.
Resgatando as experiências de pesquisas de perfil, realizadas no âmbito do Lastro/UFSC, utilizaremos o software SurveyMonkey para realizar o trabalho de coleta de dados (campo), a partir dos seguintes procedimentos:
a) Enquete em rede (online survey) para obtenção do maior volume possível de respostas de jornalistas em todas as unidades da federação, de participação espontânea;
b) Estímulo à participação dos profissionais por meio de e-mails, redes sociais, notícias em canais especializados, página da pesquisa na internet (perfildojornalista.ufsc.br);
c) Coleta de dados online, com coletores próprios para cada rede social e na página da pesquisa;
d) Saneamento da base de dados;
e) Retenção das respostas necessárias à composição de plano amostral (a partir da distribuição provável dos jornalistas no território nacional); em 2012, o total de respostas necessárias para a amostragem foi de 2.361 jornalistas, o que assegurou margem de erro igual a 2%, em intervalo de confiança de 95%.
Quer saber mais? Clique aqui e confira o projeto completo.