Pesquisa que investigará perfil do jornalista brasileiro inicia em abril

22/03/2021 08:00

“Quantos e quem são os jornalistas brasileiros no começo desta terceira década do século 21?”. Para responder a esta pergunta, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria a outras instituições, dará início a pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho”.

A iniciativa busca atualizar os dados de estudo realizado em 2012, que contribuiu para preencher uma lacuna no campo de conhecimento do jornalismo no país, em que até aquele momento, estimar o tamanho da categoria profissional e evidenciar as características gerais dos jornalistas brasileiros era quase adivinhação.

“A pesquisa pretende aferir as transformações ocorridas no perfil de profissionais do jornalismo, no plano nacional, comparando os novos dados que serão coletados com o estudo pioneiro, realizado há quase 10 anos. Trata-se de uma contribuição ao campo de pesquisa em jornalismo, no país”, observa o professor Samuel Lima (UFSC), coordenador do estudo.

Com previsão para início da coleta dos dados em abril, por meio de questionário online, a pesquisa buscará estimar a divisão da categoria por gênero, cor-raça, escolaridade, salários, funções e outros estratos sociodemográficos, além de analisar as correlações entre indicadores políticos – como autoidentificação ideológica e taxa de sindicalização – e vetores como formação superior e registro profissional.

O estudo conta com a colaboração de pesquisadores de vários estados reunidos na Rede e Estudos sobre Trabalho e Identidade Profissional dos Jornalistas (Retij), no âmbito da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo e com o apoio institucional das seguinte entidades: Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ)Associação Brasileira de Imprensa (ABI)Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Associação Profissão Jornalista (APJor)Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Conta ainda com o apoio, na divulgação e mobilização da rede de respondentes, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).