ABEJ apoia pesquisa sobre perfil do jornalista brasileiro

29/03/2021 08:00

A pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho” inicia no final de abril e conta com o apoio institucional de diversas entidades, entre elas está a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, a ABEJ.

De acordo com o presidente da associação, Erivam Oliveira, esse se trata de um “estudo científico de qualidade sobre o perfil do jornalista no século XXI, especialmente em função das recentes transformações do jornalismo e da profissão”.

Oliveira ainda destaca a importância trazida pelos dados que serão gerados. “Dados que apontem os contrastes, as práticas, as perspectivas de trabalho e as identidades dos jornalistas das diferentes regiões do país são essenciais para reflexões sobre a atualização do ensino de Jornalismo”.

Sobre a ABEJ

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo tem como objetivo reunir professores e profissionais da área de jornalismo para debater e encaminhar propostas sobre questões inerentes à formação do jornalista profissional.

O grupo busca colaborar para o aprimoramento e desenvolvimento da formação jornalística universitária no Brasil, estimulando e contribuindo para o aprimoramento das ações pedagógicas da área; além de promover debates e seminários que proporcionem aprimoramento das ações relacionadas ao ensino de jornalismo; criar e manter condições para o intercâmbio das atividades pedagógicas, de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelos associados; entre muitos outros objetivos.

Para saber mais sobre a ABEJ, acesse: http://www.abejor.org.br/