Pesquisa sobre perfil do jornalista brasileiro conta com apoio da Abraji

05/04/2021 08:00

Uma das entidades que tem apoiado a pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho” é a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que busca o aprimoramento profissional dos jornalistas e a difusão dos conceitos e técnicas da reportagem investigativa.

Para o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, a pesquisa contribuirá e estimulará o jornalismo investigativo. “Conhecer os jornalistas brasileiros é fundamental para desenvolvermos projetos que possam atender às necessidades dos diferentes perfis de profissionais. Acreditamos que os resultados serão muito úteis para cumprirmos o nosso objetivo de fomentar o jornalismo investigativo no país”, disse.

Sobre a associação

Uma das missões da Abraji é a defesa do direito de acesso a informações pública. A associação foi uma das principais articuladoras do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, rede de 24 organizações cuja pressão foi fundamental para a redação e aprovação da Lei de Acesso a Informações em fins de 2011.

Atualmente, a Abraji trabalha em diferentes projetos para garantir que organismos em diferentes níveis e esferas de poder cumpram a legislação. A defesa da liberdade de expressão também compõe um pilar de atuação nos últimos dezoito anos, com oferecimento de cursos de segurança para jornalistas, elaboração de um guia para cobertura de protestos e o acompanhamento de casos de censura judicial e de violência contra jornalistas.

Quer conhecer mais a Abraji? Acesse: www.abraji.org.br