Pesquisa que investigará perfil do jornalista no Brasil conta com apoio da SBPJor

07/05/2021 08:00

“O Perfil do Jornalista Brasileiro constitui em uma investigação necessária e de grande fôlego, conduzida por estudiosos sérios e competentes, com grande capilaridade na academia”. A frase é do presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Marcos Paulo da Silva.

A SBPJor é uma das entidades apoiadoras desta pesquisa que pretende atualizar o levantamento realizado em 2012 sobre as características demográficas, políticas e de trabalho dos três segmentos principais da categoria: na mídia, fora da mídia e em docência.

De acordo com Silva, a iniciativa permite estabelecer um diagnóstico do profissional jornalista no Brasil. “Isso mostra-se essencial para a compreensão do fenômeno e para a consequente intervenção crítica na realidade social, papel sempre apoiado por uma associação de pesquisa como a SBPJor”, ressaltou.

Sobre a associação

Criada em novembro de 2003, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo busca agregar estudiosos de uma área específica do conhecimento e tem como propósito atuar em conjunto com todas as demais associações científicas ou acadêmicas ou profissionais já existentes.

A entidade pretende estimular a articulação de uma rede nacional de pesquisadores em jornalismo a fim de que se possa constituir um lugar privilegiado, tanto para a apresentação de trabalhos, quanto para a formação de redes para pesquisas específicas.

Para saber mais sobre a associação acesse o link: http://sbpjor.org.br