Perfil do Jornalista Brasileiro 2021 divulga primeiro balanço de respostas ao questionário

23/08/2021 15:57

Até o momento, mais de 2,3 mil jornalistas responderam à pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro 2021. Esse é o balanço da primeira semana de aplicação do questionário, disponível em surveymonkey.com/r/perfiljornalista, que tem como objetivo compreender quem são, como trabalham e se organizam jornalistas que atuam na mídia, fora da mídia e em docência, em todas as regiões do país.

A investigação, iniciada na última segunda-feira (16), busca atualizar a pesquisa realizada em 2012, que detalhou as características demográficas, políticas e de trabalho desses profissionais. Além disso, a segunda edição do estudo irá ampliar o levantamento incluindo aspectos como precarização do trabalho, condições laborativas que afetam a saúde e efeitos das inovações tecnológicas.

De acordo com um dos coordenadores da pesquisa, o professor dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina Jacques Mick, a primeira semana de coleta de dados traz aspectos em comum e também diferenças em relação à experiência de 2012. “Como naquele momento, neste ano foi possível obter mil ingressos no questionário já na terça-feira (17) e alcançar dois mil no final da semana, mas com um ritmo um pouco mais intenso do que nove anos atrás”. Ainda segundo o pesquisador, em 2012, o estado de Santa Catarina foi responsável pela maior parte das entradas de dados nos primeiros dias, já em 2021, nessa primeira semana foi possível obter respostas de todas as unidades da federação.

“Isso resulta em três consequências muito importantes. A primeira é que teremos uma base de dados com maior capilaridade de amostras em todo o território. Isso aumenta a confiabilidade geral da pesquisa. A segunda é que teremos um desenho melhor de amostras por região, o que permitirá o desenvolvimento de estudos sobre desigualdades regionais na profissão, tópico que não pudemos aprofundar na primeira pesquisa. Por fim, se o ritmo de coleta de dados se mantiver intenso nas próximas semanas, muitas unidades da federação poderão ter amostras confiáveis também no nível estadual, favorecendo comparações entre elas e os quadros regional e nacional”, explicou.

A articulação interinstitucional é considerada um diferencial para os resultados obtidos até o momento. Em 2021, o projeto envolve pesquisadores voluntários de todas as regiões brasileiras, organizados pela Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ). O professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador da RETIJ, Edgard Patrício de Almeida, explica como o trabalho vem sendo feito: “essa capilaridade de respostas justifica-se também pelo engajamento da RETIJ, que está presente em todas as regiões do país, com representantes vinculados, por exemplo, a grupos de pesquisa e que fazem essa articulação com os Estados”.

Edgard citou o exemplo do Nordeste, em que o grupo Práxis no Jornalismo (PráxisJor), vinculado à UFC, ficou responsável por fazer os contatos com outras instituições e organizações da região. “Essa situação, portanto, se replica a outras representações da RETIJ em todo o Brasil. É importante destacar que há, no primeiro momento de divulgação, uma mobilização em massa, indistinta. Mas, à medida que a pesquisa avança, é necessário articular para alcançar determinados nichos que não responderam ou não tiveram ainda acesso ao questionário”, ressaltou.

A pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro 2021 também recebe apoio de nove entidades nacionais da área: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) e a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) também ofereceu apoio na divulgação e mobilização de respondentes ao questionário.