Coleta de Perfil do Jornalista Brasileiro 2021 se encaminha para reta final

15/09/2021 13:01

A pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho” está entrando em sua última quinzena, com a data final para recebimento de respostas do questionário marcada para dia 30 de setembro.

O acesso ao questionário é feito pelo link: surveymonkey.com/r/perfiljornalista, e todos os dados coletados são anônimos, reunindo informações de jornalistas atuando em três categorias, “trabalho na mídia”, “trabalho fora da mídia” e “trabalho em docência”.

Sobre esse período final do recebimento de respostas, um dos coordenadores da pesquisa e professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Samuel Lima disse que: “Nesse momento estamos concentrando nossos esforços em alguns estados, especialmente São Paulo, que é o único onde ainda não alcançamos o número de respostas necessário para reduzir nossa margem de erro para 2%”. Ele reforça o pedido para que, além de responderem, os jornalistas também compartilhem o questionário com colegas de profissão de todo o país.

O estudo tem o objetivo de atualizar os dados obtidos em 2012, quando a primeira edição da pesquisa foi realizada, e ampliar o levantamento incluindo aspectos como precarização do trabalho, condições laborativas que afetam a saúde e efeitos das inovações tecnológicas. Essas informações têm sido utilizadas como referência em pesquisas sobre jornalistas brasileiros ao longo desses nove anos.

Entre os aspectos identificados pela pesquisa estão a divisão por gênero, cor-raça, escolaridade, salário, função e outros estratos sociodemográficos. Também as relações entre indicadores políticos – como autoidentificação ideológica e taxa de sindicalização – e vetores como formação superior e registro profissional. Serão verificadas ainda questões ligadas às mudanças na profissão que impactam diretamente o trabalhador, como condições de trabalho e de saúde dos/das jornalistas brasileiros/as.

A segunda edição do Perfil do Jornalista Brasileiro é articulada através da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ), vinculada à Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Os Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são responsáveis pela coordenação da pesquisa, que está sendo executada a partir do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).

Além dessas pesquisadoras e pesquisadores voluntários, o estudo também conta com o apoio de entidades nacionais de jornalistas que estão mobilizadas para fazer o questionário circular entre seus associados. Entre elas estão a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Profissão Jornalista (APJor), a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).