Recebimento das respostas à pesquisa de Perfil do Jornalista Brasileiro 2021 encerra em sete dias

24/09/2021 13:49

A equipe da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021” entrou em contagem regressiva: faltam apenas sete dias para o encerramento da etapa da coleta de respostas, agendado para dia 30 de setembro. O acesso ao questionário é feito pelo link: surveymonkey.com/r/perfiljornalista, e todos os dados coletados são anônimos, reunindo informações de jornalistas atuando em três categorias, “trabalho na mídia”, “trabalho fora da mídia” e “trabalho em docência”.

Recentemente a equipe de pesquisadoras e pesquisadores celebrou a marca de 5 mil respostas, além de ter conseguido alcançar o número de respostas por estado necessário para reduzir a margem de erro dos resultados para 2%. Ainda assim, o coordenador da pesquisa, Samuel Lima, reforça: “é muito importante que os colegas jornalistas que ainda não conseguiram responder, tentem reservar um tempinho para participar”. Ele ainda ressaltou que por meio das respostas será possível obter um raio-x da categoria no Brasil.

Esta é a 2ª edição da pesquisa que foi realizada originalmente em 2012, que além de atualizar as informações para a nova década, busca também incluir neste mapeamento dados sobre a precarização do trabalho, condições laborais que afetem a saúde de jornalistas e os efeitos das inovações tecnológicas. “É por isso que lhe pedimos, se você é jornalista e ainda não respondeu ou conhece colegas que podem ainda não ter respondido, participe ou compartilhe o link da pesquisa”, ressaltou Lima.

Sobre o Perfil do Jornalista Brasileiro 2021

O projeto envolve pesquisadores voluntários de todas as regiões brasileiras e é uma realização da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ), vinculada à Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Os Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são responsáveis pela organização da pesquisa, que está sendo executada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).

Nove entidades nacionais da área apoiam institucionalmente o estudo: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) e a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) também ofereceu apoio na divulgação e mobilização de respondentes ao questionário.