Ainda dá tempo de participar da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021”

29/09/2021 12:16

Você é jornalista e trabalha na mídia, fora da mídia ou na docência? Então participe da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho”. Amanhã é o último dia para coleta de dados para o levantamento que pretende apontar as características profissionais e condições de trabalho dos jornalistas de todas as regiões do país.

O questionário pode ser acessado por meio deste link surveymonkey.com/r/perfiljornalista

A proposta da pesquisa é ampliar o panorama sobre o perfil profissional dos jornalistas brasileiros, atualizando os dados obtidos na primeira edição do estudo realizada em 2012. Até o momento, mais de seis mil profissionais de todas as regiões do Brasil já participaram da pesquisa, o que ultrapassa a marca de 2012, que atingiu cerca de 5 mil jornalistas.

As respostas obtidas serão referência para que se compreenda o universo laboral da profissão no Brasil, como as condições de trabalho a que a categoria está submetida e os níveis de precarização da atividade. Também tem por objetivo identificar características sociodemográficas desses/as profissionais como gênero, identidade racial, remuneração e funções exercidas, além de procurar entender o seu perfil político, levantando aspectos relacionados a perspectivas ideológicas e engajamento social.

O Perfil do Jornalista Brasileiro é uma pesquisa construída coletivamente, a partir da iniciativa da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ), vinculada à Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). A coordenação do trabalho é dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a execução do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC). Um corpo de 17 pesquisadores voluntários também se dedica ao desenvolvimento do estudo.

Conta ainda com o apoio de entidades nacionais de jornalistas como a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Profissão Jornalista (APJor), a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).