Coleta de dados é concluída: 7.029 respondentes de todo país participaram da pesquisa

04/10/2021 13:38

Com participação de 7.029 jornalistas de todo o país, a pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho” concluiu, na sexta-feira (1º de outubro), a etapa de coleta de dados. O estudo foi lançado em 16 de agosto com o objetivo de atualizar levantamento realizado em 2012 e compreender como as transformações sociais, tecnológicas e econômicas atuam no perfil da categoria.

Para um dos coordenadores da pesquisa e professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Samuel Lima, a articulação e mobilização de entidades da área, grupos de pesquisa e figuras da profissão foram essenciais no andamento do estudo. “Houve um belo trabalho da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ/SBPJor), que envolveu pesquisadores voluntários de todas as regiões brasileiras. Aliado a isso, o apoio da Fenaj, Abraji, ABI, APJor, SBPJor e Abej foi essencial para que conseguíssemos reduzir a margem de erro dos resultados para 2%”, ressaltou Lima.

Na avaliação do professor Jacques Mick (UFSC), também coordenador do estudo e professor dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, “foi muito bom superar a marca dos sete milhares hoje – é a maior pesquisa que já fizemos desde que começamos com esse trabalho, 10 anos atrás. Realizamos coletivamente tudo o que fixamos como objetivo: 1.175 respostas em SP, oito estados acima de 300 respostas (MG, SC, RJ, CE, BA, sendo os quatro últimos acima de 400, PR, RS e DF). TO e ES ficaram acima de 200 respostas, uma excelente contribuição”. Mick acrescenta ainda que os resultados permitirão os estudos regionais: “O Norte somou 834 respostas e nos permitirá um olhar inédito e detalhado para aquela região. Ou seja, numa frase: temos material suficiente para um estudo nacional, cinco estudos regionais e nove estudos estaduais. Só falta escrever!”.

Com 95% de grau de confiança, foram recebidas respostas de profissionais de todas as 27 unidades federativas do Brasil, sendo o Estado de São Paulo com maior número de respondentes, com 1.175 respostas. “Queremos agradecer a participação de todos que tiraram um tempo para responder ao questionário e reforçar que a pesquisa contribuirá diretamente para que possamos compreender as nuances do campo do jornalismo no país”, observou Lima.

Próximos passos

Com os dados coletados, a equipe de pesquisadoras e pesquisadores, que reúne 17 profissionais e discentes de Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e Sociologia Política, se reúne no dia 14 de outubro para planejar o trabalho de análise e interpretação dos dados e sua plena divulgação (livro, e-book, artigos científicos, conferências, lives etc.).