Perfis regionais dos jornalistas brasileiros são publicados

25/10/2023 12:16

A equipe de pesquisadoras e pesquisadores que integra a pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro (2021) publicou, no começo desta semana, os relatórios regionais com a análise descritiva dos dados sobre o perfil do/da jornalista em cada uma das regiões do país: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte (Amazônia). O trabalho resultou na produção de cinco artigos científicos que serão apresentados no 21º Encontro Nacional de Pesquisador@s em Jornalismo, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). O evento acontece entre os dias 8 e 10 de novembro, na Universidade de Brasília (UnB).

É a segunda etapa de produção da pesquisa nacional realizada no segundo semestre de 2021 e publicada em junho do ano passado. “Os dados de cada região evidenciam as diferenças que temos e os vários tipos de ‘jornalismos’ existentes no país”, avalia o professor Jacques Mick, um dos coordenadores do estudo nacional, que é pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).

Os relatórios estão disponíveis para download

Perfil do Jornalista do Norte

Perfil do Jornalista do Nordeste

Perfil do Jornalista do Centro-Oeste

Perfil do Jornalista do Sudeste

Perfil do Jornalista do Sul

A última etapa da análise e interpretação dos dados dará conta dos perfis de jornalistas que atuam em nove Unidades da Federação, nas quais houve mais de 300 respondentes: Bahia (402), Ceará (414), Distrito Federal (354), Minas Gerais (629), Paraná (399), Rio de Janeiro (477), Rio Grande do Sul (328), Santa Catarina (480) e São Paulo (1.175).

O perfil de jornalistas que atuam no Rio Grande do Sul e Santa Catarina já são objeto de pesquisa, em nível de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No mesmo sentido, há uma pesquisa em desenvolvimento no Ceará, junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados com os perfis desses nove estados devem ser lançados no primeiro semestre de 2024.

Sobre a pesquisa

A pesquisa é uma construção coletiva liderada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC) e articulada nacionalmente pela Rede de Estudos sobre Trabalho e Profissão (RETIJ), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Como resultado desse trabalho colaborativo, 7.029 jornalistas responderam ao questionário entre 16 de agosto e 1º de outubro de 2021.

O estudo envolveu 17 pesquisadores voluntários de todas as regiões brasileiras e recebeu o apoio das principais organizações nacionais da categoria: ABI, ABEJ, ABRAJI, APJor, FENAJ – e Sindicatos filiados, e SBPJor, assegurando a inédita visibilidade à pesquisa e viabilizando seu alcance nacional.