Live marca início da pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro (2021)

14/08/2021 10:00

Quem são os jornalistas brasileiros, em quais setores atuam, como são suas condições de trabalho e de saúde? A partir desta segunda-feira (16), o Perfil do Jornalista Brasileiro (2021) busca compreender essas e outras questões junto a trabalhadores da mídia, fora da mídia e da docência em jornalismo. Para marcar a segunda edição do estudo será realizada uma live com a participação das entidades que apoiam a pesquisa.

A transmissão será a partir das 19h, no Canal do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC – bit.ly/2XqG8xw).

O evento vai discutir a relevância desse tipo de estudo para a defesa e fortalecimento do jornalismo e da profissão e para isso contará com a participação dos representantes das seis entidades nacionais parceiras da pesquisa: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O debate terá ainda com a participação do coordenador da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ/SBPJOR), Edgard Patrício. A mediação será feita pelo coordenador geral da pesquisa, Samuel Pantoja Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em 2012, a primeira edição do Perfil do Jornalista Brasileiro ofereceu um primeiro panorama representativo sobre o setor e as principais áreas de atuação dos jornalistas do país, com 2731 respostas válidas. Nove anos depois, o desafio da segunda edição é ampliar a representatividade e compreender como as transformações sociais, tecnológicas e econômicas moldaram o perfil da categoria. Por isso são abordadas questões demográficas, sobre representação social e política, condições de trabalho e de saúde.

São convidadas a participar, todas as pessoas que se identificam como jornalistas e atuam no setor, com vínculo formal ou informal. O estudo contempla questões gerais e específicas para quatro diferentes grupos: jornalista da mídia (imprensa, veículos alternativos, arranjos independentes); jornalista que atua fora da mídia, em outros setores como assessoria de imprensa, comunicação organizacional, jornalista que atua na docência, e jornalista sem trabalho no momento.

O questionário da pesquisa será aberto nesta segunda-feira (16) e o link para responder estará disponível nos canais oficiais do projeto e também de seus parceiros. A participação é gratuita e anônima. Para saber mais, acesse: https://perfildojornalista.ufsc.br/.

Sobre o Perfil do Jornalista Brasileiro 2021

O projeto envolve pesquisadores voluntários de todas as regiões brasileiras e é uma realização da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ), vinculada à Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Os Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são responsáveis pela organização da pesquisa, que está sendo executada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).